Notícias

Entidades gestoras de REEE procuram solução conjunta para o cumprimento das metas nacionais de recolha

Posted on

As três entidades gestoras de resíduos elétricos e eletrónicos com atividade em Portugal – ERP Portugal – Associação Gestão de Resíduos, Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, e Weeecycle – Associação de Produtores de EEE uniram esforços no combate aos problemas que o Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (SIGREEE) enfrenta.

Depois de a União Europeia ter aumentado as metas de recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos para 65% em 2019, o que equivale a cerca de 103 066 toneladas segundo o Ministério do Ambiente, o SIGREEE demonstrou grandes dificuldades em concretizar o objetivo nacional, tendo ficado aquém dos valores definidos. Como forma de não perpetuar esta situação, as três entidades pretendem realizar um estudo profundo em todo o sistema para detetar onde se está a falhar e, em conjunto, encontrar soluções que permitam a Portugal atingir as metas impostas.

Um dos principais problemas já detetados prende-se com a existência de canais informais que desviam estes resíduos do circuito do SIGREEE levando à diminuição das quantidades recolhidas e contabilizadas pelas entidades gestoras.
Outra das ameaças está relacionada com determinados componentes destes resíduos que têm obrigatoriamente de ter um tratamento especifico. Este processo, que é legalmente exigido aos recicladores do SIGREEE, não é cumprido por atores informais devido ao seu custo, o que apresenta um grave problema de segurança ambiental.
As entidades gestoras pretendem também que a legislação seja alvo de análise, para o reforço da aplicação dos requisitos legais com o objetivo de garantir um desempenho ambiental elevado e custo-eficiente.

Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, considera que “há diversas falhas no sistema. Desde o mercado alternativo, que retira do circuito grandes quantidades de resíduos que poderiam ser corretamente encaminhados e contabilizados para as metas, mas também do lado da fiscalização e mesmo do consumidor em colocar os seus equipamentos avariados nos locais apropriados. Este estudo é um grande passo que acreditamos que poderá trazer boas perspetivas sobre aquilo que temos de melhorar”.

Pedro Nazareth, Director-Geral do Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, referiu que "a novidade deste trabalho está no empenho conjunto das 3 entidades promotoras em envolver os operadores de tratamento e reciclagem e outros actores desta cadeia de valor para se encontrar um entendimento partilhado para abordar os diversos aspectos condicionadores do bom desempenho ambiental deste sistema. O Electrão tem um entendimento específico sobre alguns destes aspectos críticos, expresso na agenda de eléctricos para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem, mas pretende agora colocar a tónica na procura do terreno comum com todos os outros agentes, para ultrapassar este impasse e promover as alterações necessárias à política de gestão de resíduos."

Carla Gonçalves, Diretora-Geral da WEEECYCLE – Associação de Produtores de EEE, menciona que “ há REEE que não são recolhidos seletivamente (via entidades gestoras), o que potencia que os mesmos não tenham o destino final mais adequado, pelo que se torna necessária uma participação mais ativa e controlada aos mesmos. Com o envolvimento das 3 entidades gestoras na realização de um estudo conjunto, será possível cooperar no sentido de alcançar melhorias na implementação de todo o processo de recolha e tratamento de REEE. Este estudo contribuirá para definir as estratégias que possibilitem atingir as metas nacionais de recolha de uma forma eficiente.”
Elaborado pela empresa de consultoria ambiental 3Drivers, o estudo vai estar concluído até ao final do ano e vai contar com a criação de um comité composto por representantes das várias empresas e instituições da cadeia de gestão e do sistema, nomeadamente Entidades Gestoras, produtores, empresas da rede de receção de REEE, empresas de recolha e transporte, operadores de tratamento e valorização, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção das Atividades Economicas. A consultora vai ainda identificar técnicas e boas práticas aplicadas internacionalmente, que possam ser declinadas em contexto nacional como forma de promover o cumprimento dos objetivos definidos.

Sobre a ERP Portugal:
A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 35% e já recolheu mais de 3 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, tendo a mesma sido renovada a 25 de maio de 2018 (Despacho n.º 5258/2018). A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) Portáteis e Industriais Incorporáveis em Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE) foi atribuída pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, em 2010, e renovada através do Despacho n.º 11275-A/2017. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus utentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.
Mais informação em www.erp-recycling.pt ou www.facebook.com/erp.portugal

Sobre o Electrão – Associação Gestão Resíduos:
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: equipamentos eléctricos usados, pilhas usadas e embalagens usadas. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 5.500 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens de todo o País. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem, como promotor da economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, e a separação para a reciclagem, das quais se destaca o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.
Mais informações em www.electrao.pt ou em https://www.facebook.com/electraopt

Sobre a WEECYCLE:
A WEEECYCLE- Associação de Produtores de EEE é uma Entidade Gestora do fluxo dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, sediada no Porto. No seguimento da Licença que lhe foi atribuída, segundo o Despacho n.º 5256/2018, de 25 de maio, os seus principais objetivos passam por assumir a RAP – Responsabilidade Alargada do Produtor – das empresas Produtoras de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos em Portugal e por aumentar os níveis de recolha e reciclagem deste tipo de resíduos. Outro foco desta Entidade Gestora é apostar nas ações de Sensibilização, Comunicação & Educação. Considera que as crianças e jovens têm um papel determinante na mudança de paradigma relativamente aos resíduos e à importância da reciclagem por parte da sua envolvente familiar.
Mais informações em www.e-cycle.pt ou em https://www.facebook.com/weeecyclept

Veja outras Notícias
Resultados da Campanha de recolha Solidária de Natal 2023

Resultados da Campanha de recolha Solidária de Natal 2023

A E-Cycle realizou mais uma edição da Campanha de recolha de REEE de Natal 2023. Esta iniciativa teve a participação de várias empresas e instituições, que reuniram esforços e entregaram significativas quantidades de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. A Campanha de recolha de Natal teve como principal foco reverter as quantidades de REEE recolhidas ...
Campanha de recolha Solidária de Natal 2023

Campanha de recolha Solidária de Natal 2023

Neste Natal, vamos ajudar quem mais precisa! Como já é do vosso conhecimento, a E-Cycle todos os anos realiza a sua Campanha Solidária de Natal. Nesse sentido, vimos pedir a participação da vossa empresa/instituição, juntando os equipamentos elétricos e eletrónicos que já não funcionam (computadores, telemóveis, micro-ondas, chaleiras, lâmpadas, monitores, teclados, comandos, consolas, máquinas, etc...) ...
Campanha de Sensibilização sobre REEE – iniciativa APED

Campanha de Sensibilização sobre REEE – iniciativa APED

APED quer mostrar que reciclar equipamentos elétricos e eletrónicos é tão fácil como ir às compras Campanha é apoiada pelas Entidades Gestoras de REEE Reciclar eletrodomésticos é tão fácil como ir às compras é um dos principais motes da mais recente campanha da APED, apoiada pelas entidades gestoras ERP Portugal, Electrão e E-Cycle. O objetivo ...